segunda-feira, 18 de outubro de 2010

apresentaçäo

Jà que “o bicho” pegou, vamos com as apresentaçoes:
O homem que näo matou em avril 74 ao Capitäo Fernando José Salgueiro Maia
(Abril 1944-Abril 1992) foi Fernando de Sottomayor, de facto, desobedeceu a um ordem do Brigadeiro Junqueira dos Reis para disparar sobre este Capitäo de Avril. Nem o facto de ter uma pistola apontada à sua cabeça fez com que o Alferes Miliciano Sotomaior abrisse fogo sobre o Comandante operacional da Revoluçao dos Cravos. O seu gesto evitou uma banho de sangue entre soldados e garantiu o sucesso de Revoluçao de Avril. Sottomayor foi posto em prisäo rapidamente por ordem do responsavel (Junqueira) pelas forças que tentavam travar a coluna que vinha de Santarem.
O facto de ter falado nas aulas do aniversario da Republica, fiz-me lembrar, ainda mais uma vez, deste facto de desobedença que vinho significar o triunfo da liberdade sobre a ditadura.
Que o nome de Fernando de Sotomayor näo seja esquezido.
Embora a sua acção tenha sido referida em diversos documentários e no filme 'Capitães de Abril', de Maria de Medeiros, Fernando Sotomayor esteve sempre à margem das comemorações da Revolução e do protagonismo mediático. Até o ano pasado.O dia 18 de abril de 2009, na Mealhada, participou num almoço com muitos dos ex-militares que integraram a coluna de Salgueiro Maia que saiu da Escola Prática de Cavalaria.
Si gostam das viagems, venham ás terras do Castelo de Vide, tragam ums cravos e dêm-se rendez-vous ao cimeterio com o Homem que näo foi morto por Fernando de Satomayor.

(peço desculpas pelos erros, mas sinto-me contente de falar-vos destes factos)

Sem comentários: